Caminhada e missa marcam abertura do Jubileu da Esperança em Manaus
29/12/2024
Celebração foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro da capital amazonense. Caminhada e missa marcam abertura do Jubileu da Esperança em Manaus.
Pastoral da Comunicação/Santuário de Fátima
Neste domingo (29), a Arquidiocese de Manaus realizou a abertura do Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco para 2025. Uma celebração foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro da capital amazonense.
Antes da celebração, os fiéis se reuniram na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, também no Centro da cidade, e de lá saíram em procissão até a Igreja Matriz, refletindo as travessias feitas pelos judeus e pelos primeiros cristãos narradas na Bíblia.
Já na Catedral, aconteceu a abertura da Porta Santa, que marcou o início do jubileu na Arquidiocese. Após o rito, a celebração continuou dentro da igreja e foi presidida pelo cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, que exortou os fiéis sobre o momento vivido:
"Iniciamos o ano jubilar. O jubileu será tempo de esperança. A esperança não decepciona, pois indica o caminho do seguimento de Jesus. Nossas comunidades, pastorais, serviços e organismos, todos somos animados pela esperança, porque a nossa igreja tem os olhos fixos em Jesus. O ano da esperança nos convida a redescobrir a alegria do encontro com Jesus", disse o cardeal e arcebispo de Manaus.
Jubileu da Esperança
O Jubileu recordará os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, as atividades tiveram início, em Roma, na última terça-feira, dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro e, nos dias seguintes, nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. Neste Jubileu, o Papa Francisco também abriu uma Porta Santa, numa penitenciária de Roma.
Nas demais dioceses do mundo, o Santo Padre determinou, na bula de convocação, intitulada “Spes non confundit”, que significa “A esperança não engana” (Rm 5,5), que a abertura aconteça no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família. O que diferencia este Jubileu dos anteriores é a peregrinação, como o próprio tema.
O Jubileu da Esperança vai ser realizado durante todo o ano de 2025, em todas as igrejas do mundo, com várias atividades. O calendário com a programação arquidiocesana está disponível no site da Arquidiocese de Natal.